Tipos de agulha de costura

Se você trabalha costurando, sabe que existem diferentes tipos de agulha de costura e que isso influencia diretamente na potencia e da sua máquina, além de interferir no resultado final do seu trabalho.

Adquirir o material necessário para costurar, seja para confeccionar um vestido chiffon, uma peça de malha ou até mesmo uma capa para sofás, precisa de levantar um orçamento, além de saber aplicar bem as técnicas envolvidas.

É necessário que você possua uma boa máquina de costura, além de possui uma certa variedade de indispensáveis acessórios, como por exemplo, fita métrica, linhas, fita adesivo, bobina, uma boa tesoura, e outros.

Bordar e costurar são consideras duas atividades mistas, aberta para ambos os gêneros, uma vez que homens e mulheres podem praticar esse ofício, desde consertar um botão até confeccionar um terno para casamento. No entanto, ela ainda continua sendo executada, na maioria das vezes por mulheres.

Por que é tão importante a agulha da sua máquina?

A agulha é um dos principais elementos da sua máquina de costura, então é importante saber que existem diferentes tipos de agulha de costura, através desse elemento você pode ou não ter um resultado com maior precisão.

A agulha deve ser adequada para o tecido que você está utilizando, agulhas finas para tecidos finos, assim como agulha grossas para tecidos grossos, caso você não cumpra essas técnicas pode causar danos tanto na peça quanto na máquina.

Antes de comprar agulhas no armarinho, é importante que você saiba as diferenças entre os tipos de agulha de costura, qual é a mais indicada para sua máquina e para o tecido que será usado.

As funções básicas da agulha

As agulhas são diferentes, mas elas possuem algumas funções que são básicas e essenciais para o seu trabalho, veja agora abaixo quais são as três funções que são básicas das agulhas:

  • Abrir passagem para linha, na peça a ser costurada
  • Fazer um laço para prender a linha ao material que foi costurado
  • Passar as linhas pelo laço formado.

Diferentes tipos de agulha e seus tamanhos

Se você utiliza máquina overlock, máquina de costura mecânica ou até mesmo a máquina de costura eletrônica, os diferentes tipos de agulha de costura são numerados entre 60 a 110.

Quanto maior é o calibre da agulha, mais ela é indicada para os tecidos mais grossos. E o inverso é válido, quanto mais fino for o tecido, mais fina deverá ser a agulha.

Nos armarinhos, as agulhas vêm em uma embalagem com a descrição completa, indicando qual é o tipo da agulha e para quais tecidos ela é indicada e fará você obter um melhor resultado.

Oitos tipos de agulha de costura

Como já foi dito acima existem vários tipos de agulha de costura vamos mostrar agora os oito modelos mais usados para que você fique por dentro do que está rolando.

  • Agulha de ponta fina
  • Agulha de ponta universal
  • Agulha de ponta arredondada
  • Agulha de bordado
  • Agulha de quilting
  • Agulha de pesponto
  • Agulha para jeans
  • Agulha de ponta facetada

Quando e como devo trocar minha agulha

Se você usou a agulha por vários meses, ela pode estar danificada e corre riscos de entortar, fazer alguns pontos irregulares na sua costura e até mesmo quebrar. A agulha não pode estar dobrada ou cega.

É essencial que para cada novo trabalho, você utilize uma nova agulha, e agora como você já sabe os diferentes tipos de agulha de costura fica fácil escolher.

Onde comprar todos os tipos de agulha de costura

Para você encontrar absolutamente tipos de agulha de costura acesse o site oficial da Avimor e escolha quais tipos são os melhores para você! Não perca tempo e compre as suas agulhas na melhor loja de costura

Sobre Kyx Mf

Veja Também

Costuras feitas com alça cru

Costuras feitas com alça cru

Se você gosta de levar um estilo de vida mais sustentável, conheça algumas costuras feitas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *